top of page

A LEITURA, ALÉM DAS PALAVRAS


Muito se fala que a comunicação mudou e tornou-se mais rápida e eficaz.


Não percebemos que por traz dessa transformação tão radical há uma programação, nos transformando junto.


Quem programou ou de onde vem, não é o mais importante agora, o que convém repensemos é o quando essa situação nos fez limitados, e o quanto perdemos de capacidade de interpretação.


Num segundo momento, deveremos rever, avaliar desde quando estamos sendo manipulados como mentes tacanhas, desde quando começamos a trocar as palavras pelas figuras, desde quando as figuras foram se tornando desenhos, desde quando nossos sentimentos são traduzidos por figurinhas mínimas.


A maioria de nós não gosta de ler, é reconhecidamente sabido que poucos se dedicam aos livros, isto também será motivo de nossas reflexões mais adiante.

No entanto, o que significa a leitura, além das palavras, que é o título desse texto?


Um exemplo para que entendamos o que é a proposta.


Os textos a seguir, são rápidos e o que cada um deles traz de conteúdo, é o que vamos tentar saber.


Texto 1:


Cuidado com o homem do saco, ele está andando pelos bairros da cidade.


Texto 2:


Há uma pessoa, um homem que carrega um saco nas costas e está aterrorizando os gatos dos bairros da zona sul, aqui na cidade de Dente de Onça.


Texto 3:


Testemunhas contam que viram um homem que carrega um saco nas costas, assustar muitos gatos da vizinhança do bairro Marin azul, aqui em nossa cidade,

Descobriram que ele é dono de um gatil e que atualmente sai para recolher gatos abandonados, levando para o abrigo e lhes alimentado e colocando para doação posteriormente.


Muitas pessoas resolveram ajudar e doam ração, remédios e cobertores para o gatil. O nome do homem do saco é Jonas.


Certamente quando formos repassar a informação, estaremos mais abalizados se tivermos lido os 3 textos, mas o terceiro consegue ser o melhor porque demonstra que a ação do homem do saco não é de aterrorizar e sim de proteger os gatos, e que todos podemos ajudar também.


Enfim, o menor texto pode gerar desinformação. O texto intermediário traz um outro ponto de vista. O terceiro poderá causar uma ação de bem e para o bem.


Por Fátima Leite.



 
 
 

Comentários


bottom of page